19 de mai. de 2012

Por que nossos olhos ficam vermelhos?


Nossos olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade: se choramos, se ficamos cansados, resfriados ou se estão irritados por algum motivo. Umas das causas mais comuns de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva.

A conjuntiva é revestimento delgado e resistente que cobre o branco do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção contra microorganismos, substâncias químicas, entre outras.

 Serve também para lubrificar a região e para permitir a movimentação dos globos oculares. Quando a conjuntiva fica avermelhada, geralmente é porque ocorreu dilatação dos vasos sanguíneos nessa região.

No caso dos alérgicos, os olhos ficam logo vermelhos após contato com os alergenos. Alergenos são qualquer substância que pode provocar uma reação alérgica. Quem tem rinite, por exemplo, o sistema imune reconhece os alergenos como “estranhos” (ácaro, pólen, mofo, poeira, etc) o que desencadeia a reação imediata. Eles podem estar no ar ou podem estar nas suas mãos e entrar em contato com os olhos ao tocá-los.

Quando seus olhos entram em contato com os alergenos o corpo reage e produz anticorpos. Na briga do nosso sistema imunológico com a substância alérgena, são liberadas algumas substâncias químicas como a histamina. A histamina é uma grande vilã, pois é ela que faz com que aumente o fluxo de sangue nas membranas mucosas, o que faz com que os olhos fiquem vermelhos. É por isso que o médico sempre passa anti-histamínicos para amenizar uma crise alérgica.

Dr° Sérgio Eduardo

0 comentários

Postar um comentário