3 de fev. de 2012

Respiração Pulmonar Nos Seres Humanos

A Respiração é um fenômeno biológico estritamente associado ao mecanismo de utilização de energia pelo mundo vivo.  Permitindo aos seres vivos extrair energia química armazenada nos alimentos e utiliza la nas mais diversas atividades metabólicas do organismo.
Podendo ser entendida como o conjunto de processos que culminam com a aquisição de gás carbônico pelas células vivas e a eliminação de gás carbônico para o meio ambiente.

Respiração Pulmonar:

Nos mamíferos, os pulmões exibem grande superfície respiratória, graças á presença de milhões de pequenas bolsas recobertas de vasos sanguíneos; essas pequenas bolsas são chamadas de Alvéolos Pulmonares.


A Evolução dos órgãos Respiratórios:


A conquista de ambientes terrestres pelos animais foi acompanhada de uma constante e maior disponibilidade de gás oxigênio do que a propiciada pelos ambientes aquáticos. Além disso a difusão do gás oxigênio é maior no ar do que na água.


Essa maior disponibilidade de gás oxigênio possibilitou o desenvolvimento de animais dotados de alta taxa metabólica., o que implica na presença de órgãos respiratórios aperfeiçoado, o que garante um suprimento adequado de gás oxigênio para a atividade celular. No entanto paralelamente ao dessenvolvimento do desempenho físiológico, foi preciso que os órgãos respiratórios convenientemente protegidos, para evitar a desidratação. Surgiram, então as taquéias, as pulmotraquéias e os pulmões.

A Respiração Humana:


Na espécie humana os gases percorrem uma série de orgãos que constituem o Tubo Respiratório.

Obdecendo a sequência de: Cavidades Nasais, Faringe, Laringe, Traquéia, Brônquios, Pulmões.




Inspiração e Expiração:

A inspiração compreende a penetração do ar atmosférico até os alvéolos pulmonares. Já a expiração consiste na eliminação do ar contido nos pulmões para o meio externo. Nesses mecanismos, é fundamental a participação do diafragma - um músculo achatado que separa a cavidade tóracica da cavidade abdominal - e dos músculos intercostais externos - que ficam localizados entre as costelas.


Atividade dos Músculos Respiratórios:

Os músculos respiratórios - diafragma e intercostais - têm sua atividade regulada pelo centro respitatório situado no Bulbo, uma região do sistema nervoso central, localizada abaixo do cérebro.


Sob o comando do Bulbo, o nervo Frênico estimula a contração diafragmática; dessa forma, o diafragma desce, determinando um aumento do diâmetro vertical torácico.

Os nervos intercostais, por sua vez estimulam a contração dos músculos acarretando um aumento do diâmetro horizontal torácico.
32

O Bulbo raquiano é um dos importantes componentes do sistemas nervoso central. considerado o centro cardiorrespiratório do organismo humano, é ele que regula o ritmo respiratório e as pulsações cardíacas. situa-se abaixo do cérebro e logo acima da medula espinhal.




1 comentários

Shri Sanjay Satyanarayana 13 de setembro de 2014 às 08:14

Este desenho, que está repetido na página algumas vezes, está errado. A respiração correta é pelo nariz. Respirar pela boca causa uma série de males. O desenho é antieducativo. Corrijam por favor.

Postar um comentário