24 de out. de 2011

Energia Cinética No Dia a Dia

Para falar de energia cinética, é necessário primeiramente falar do conceito de energia. A energia pode se apresentar de diversas maneiras na natureza, salientando que uma forma de energia se transforma  em outra como explicado na lei de Lavoisier, que diz que na natureza nada se cria, tudo se transforma.
A energia cinética é a forma de energia quando ligamos ela a movimento. É a energia que um corpo tem quando em posta em movimento, energia que tem devido a uma velocidade, ou seja, o trabalho que teve que ser realizado para deslocar um determinado objeto, para modificar sua velocidade.
Para calcular a energia cinética de um corpo é necessário observar o movimento desse corpo, chegando a conclusão que sua energia cinética aumenta de acordo com sua quantidade de massa, ou seja, quanto maior for a velocidade maior será sua energia cinética.
Se você deseja e precisa fazer alguns exercícios para treino ou para se preparar para alguma prova, nós disponibilizamos aqui inúmeros exercícios para você fazer.

Em física, a energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade v.

Para um objeto de massa m a uma velocidade v a energia cinética é calculada como:

Ec= 1/2.mv²

Existe uma discussão conceitual sobre o assunto, uma das coisas importantes a se lembrar desta expressão é que a energia cinética aumenta com o quadrado da velocidade. Isto significa que um carro a 160 km/h causará 4 vezes mais estrago que um andando a 80 km/h, ou 16 vezes mais que um a 40 km/h.

Para os praticantes de artes marciais isto significa que ser 2 vezes mais rápido é ter um golpe 4 vezes mais potente. Ter um braço 2 vezes mais pesado (como a massa é linear na equação) é ter um golpe 2 vezes mais forte. Portanto tamanho não é documento neste caso.

Também da definição da energia cinética como a soma "integral" do trabalho realizado em um determinado deslocamento do corpo podemos entender porque uma colisão de veículos causa tanto estrago.

Uma síntese teórica do conceito de Energia Cinética é que a energia cinética é a energia que o sistema possui em virtude do movimento das partículas que constituem o sistema, em relação ao referencial adotado.Ela depende de sua massa e do módulo de sua velocidade ao quadrado; não depende da direção de sua velocidade porque a energia cinética é uma grandeza escalar. Assim, podemos generalizar dizendo que é a energia que temos quando um determinado corpo está em movimento.

Basicamente aqui está contido seu conceito e definição.
Espero poder ter ajudado!!!
Um abraço!!!

Dr° Rick Júnior

0 comentários

Postar um comentário